quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Leitura da capa do livro

Trabalhar as ilustraçoes da capa em diferentes sentidos.

Revista em Quadrinhos(H Q)



Antes de iniciar o trabalho com diversos tipos de textos, deve-se ter em mente (o por quê? e o para quê?) devo trabalhar com as diversidades textuais, e até que ponto isso pode favorecer ao meus alunos uma aprendizagem diversificada e significativa. Espera-se que o aluno perceba que há diferença. Se não perceberem, explique-lhes que os textos são escritos para momentos e com funções diferentes ,mas para dar informação sobre algo.A intenção não é testar o conhecimento das crianças, mas, sim criar condições para o desenvolvimento do ensino aprendizagem. A princípio não se deve esperar que eles estejam prontos, mas que domine as modalidades a respeito do texto.
O fato é que os trabalhos envolvendo a produção textual na muitas vezes é feito de forma absoleta, enfocando, apenas o objetivo de se repetir uma forma corriqueira cheias de regras para se produzir algo muita vezes insignificantes para os alunos.
A variedade textual é sim, necessária para que a criança perceba os diferentes objetivos de um texto escrito e seu uso no dia-a dia, de acordo com nossas necessidades e oportunidades, porém o como isso deve ser colocado e proposto para os alunos que pode fazer o diferencial da aprendizagem significativa. Pois como é citado por Vygotsky.
... a escrita deve ter significado para as crianças, uma necessidade intrínseca deve ser despertada nelas e a escrita deve ser incorporada a uma tarefa necessária e relevante para a vida." (Vygotsky, in Moll, 1996). Neste sentido trabalhar a diversidade textual é não somente propor tarefas e mais tarefas, mas em primeiro lugar dar ao aluno a oportunidade de compreender a função social da escrita mediante a diversidade do texto. Para tanto é necessário que se tenha um bom propósito de linguagem e comunicação para tal escrita. Esse é o verdadeiro propósito da diversidade texto
“ a função social”. E é o professor que enquanto mediador da aprendizagem leva a verdadeira dimensão desse propósito para seu aluno, fazendo despertar nele o interesse pela escrita textual, oportunizando assim uma menor resistência e sofrimento a essa atividade, proporcionando assim a aprendizagem desejada.
Para o desenvolvimento de tais objetivos educacionais muitos se fala na organização didática das atividades. Os trabalhos com projetos didáticos tem sido abordado como uma metodologia de ensino capaz de promover a aprendizagem dessas.A observação é que ele deve apresentar habilidades que se refira as necessidades de seus alunos, antes de decidir utilizá-lo em sala de aula.

Uma história de futebol


Dividimos todo mundo em dois times,com seis para cada lado.O Azeitona ficou num gol e a Senira no outro.Eles é que escolheram os jogadores.
Nessa hora eu sempre ficava meio nervoso, ainda mais que demorava muito para me chamar. A Senira ganhou no par e no ímpar e logo escolheu o Dico. O Azeitona ficou com o Bala. Ai foram escolhendo os jogadores até que só sobramos eu e o Arigatô.
"Então, o Zuza!"
Ela sabia que o Arigatô era melhor que eu, o Dico só disse aquilo porque era meu amigo. Mesmo assim, deu sorrisinho e falou :"Vem Zuza". E eu fui, que, se tem uma coisa triste, é o último a ser escolhido,
Powered By Blogger

Bem vindo

Posso, e quero nesse meu blog, postar alguns relatos e experiências minhas. Aqueles que desejar ler acesse sempre.
Rita Argolo

Seguidores

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
UMA ETERNA AMANTE DAS COISAS DA NATUREZA E INTERESSADA PELA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS JOVENS E ADULTOS. "Há homens que lutam um dia e são bons, Há outros que lutam um ano e são melhores, Há os que lutam muitos anos e são muito bons, Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis."