quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Antes de iniciar o trabalho com diversos tipos de textos, deve-se ter em mente (o por quê? e o para quê?) devo trabalhar com as diversidades textuais, e até que ponto isso pode favorecer ao meus alunos uma aprendizagem diversificada e significativa. Espera-se que o aluno perceba que há diferença. Se não perceberem, explique-lhes que os textos são escritos para momentos e com funções diferentes ,mas para dar informação sobre algo.A intenção não é testar o conhecimento das crianças, mas, sim criar condições para o desenvolvimento do ensino aprendizagem. A princípio não se deve esperar que eles estejam prontos, mas que domine as modalidades a respeito do texto.
O fato é que os trabalhos envolvendo a produção textual na muitas vezes é feito de forma absoleta, enfocando, apenas o objetivo de se repetir uma forma corriqueira cheias de regras para se produzir algo muita vezes insignificantes para os alunos.
A variedade textual é sim, necessária para que a criança perceba os diferentes objetivos de um texto escrito e seu uso no dia-a dia, de acordo com nossas necessidades e oportunidades, porém o como isso deve ser colocado e proposto para os alunos que pode fazer o diferencial da aprendizagem significativa. Pois como é citado por Vygotsky.
... a escrita deve ter significado para as crianças, uma necessidade intrínseca deve ser despertada nelas e a escrita deve ser incorporada a uma tarefa necessária e relevante para a vida." (Vygotsky, in Moll, 1996). Neste sentido trabalhar a diversidade textual é não somente propor tarefas e mais tarefas, mas em primeiro lugar dar ao aluno a oportunidade de compreender a função social da escrita mediante a diversidade do texto. Para tanto é necessário que se tenha um bom propósito de linguagem e comunicação para tal escrita. Esse é o verdadeiro propósito da diversidade texto
“ a função social”. E é o professor que enquanto mediador da aprendizagem leva a verdadeira dimensão desse propósito para seu aluno, fazendo despertar nele o interesse pela escrita textual, oportunizando assim uma menor resistência e sofrimento a essa atividade, proporcionando assim a aprendizagem desejada.
Para o desenvolvimento de tais objetivos educacionais muitos se fala na organização didática das atividades. Os trabalhos com projetos didáticos tem sido abordado como uma metodologia de ensino capaz de promover a aprendizagem dessas.A observação é que ele deve apresentar habilidades que se refira as necessidades de seus alunos, antes de decidir utilizá-lo em sala de aula.

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